« Compartilhar seus textos favoritos com o Google ReaderGaleria de favicons »

Endereço de trackback para este post

Trackback URL (clique direito e copie atalho/localizaçăo do link)

47 comentários

Comentário de: Cayo Medeiros aka. yogodoshi [Visitante] Email · http://www.yogodoshi.com/blog
Nossa, muito completo seu post! Parabéns pelo grande trabalho! Com certeza vai acabar com as dúvidas de muita gente!

abrcs!

ps: a fonte dos comentários está quase ilegível na minha resolução de 1024x768 =S
29-08-07 @ 14:17
Comentário de: Carlos Fran [Visitante] Email · http://www.carlosphran.blogspot.com
Gostaria de um esclarecimento:
Disponibilizar copias para download em servidores na internet é crime.
Divulgar os links para download (não sendo de minha autoria o upload nos servidores) é crime???
Posso divulgar/reproduzir audio e video gravador da TV aberta?
Posso fazer copia/backup de CDs DVD em servidores na internet?
09-09-07 @ 11:27
Comentário de: Glaydson Lima [Membro] Email
Disponibilizar copias para download em servidores na internet é crime.
Divulgar os links para download (não sendo de minha autoria o upload nos servidores) é crime???


A princípio sim.

Posso divulgar/reproduzir audio e video gravador da TV aberta?

Não pode. Fere direitos autorais. Parece que a TV Digital terá uma proteção permitirá a gravação apenas um vez (a princípio para uso doméstico).

Posso fazer copia/backup de CDs DVD em servidores na internet?

Desde que sejam seus os originais e não disponibilize para ninguém.

[]s

Glaydson
10-09-07 @ 09:23
Comentário de: Carlos Fran [Visitante] Email · http://www.carlosphran.blogspot.com
Obrigado Glaydoson!
Tem meme pra você! ;)
Até mais!
10-09-07 @ 12:44
Comentário de: Israel [Visitante] Email
Se faço uma copia de um filme ou jogo original que comprei é crime?
Uso o original por qualquer motivo ele é danificado,perco e fica por isso mesmo?
23-10-07 @ 07:53
Comentário de: Glaydson Lima [Membro] Email
Israel,

Uma cópia única para fins pessoais de backup não é crime.
23-10-07 @ 10:31
Comentário de: Pierre [Visitante] Email
Emprestar filme, jogo, ou música é crime?

E se eu emprestar via internet?
22-11-07 @ 12:13
Comentário de: Glaydson Lima [Membro] Email
Emprestar a mídia a princípio não é crime.

"Emprestar via internet" é disponibilizar uma cópia não autorizada para download :)
26-11-07 @ 19:19
Comentário de: marco antonio ribeiro [Visitante] Email
fazer uma copia de meus cds e dvds e emprestalos a meus amigos seria pirataria estando eu a emprestar a copia e se eu emprestasse a original e ficasse com a copia so nos falta mais essa proibir estas duas coisas a gente paga ate pra dormir e nao paga barato so falta essa mesmo proibirem voce de emprestar os teus cds e dvds que vc comprou com seu dinheiro para que seus amigos possam ouvir bom mas se vc me disser tambem que se emprestar a original tambem e pirataria taria mais parecendo uma pagina voltada para o publico que gosta de ir ao circo ou sera que eu nao estou levando as coisas tao a serio assim.
bom eu so quero fazer o que e certo
mas se emprestar os teus cds e dvds originais for pirataria ah ai tambem ja e demais seria como por exemplopagar para dormir pagar para morrer e pagar para continuar morto ou sera que estou enganado ou exagerando bom que eu saiba os sepulcros sao pagos assim como as nossas casas e sao todo o ano assim tambem o e os sepulcros nao e mesmo ou estou enganado tomara que sim nao e mesmo se estiver certo e ja estivermos chegados a esse ponto aonde mais e que vamos aonde vamos parar nao e mesmo gracas a Deus pelo sacrificio de resgate de seu Filho amado Jesus Cristo que vem nosso governate nosso General nosso Rei Rei dos reis Senhor dos senhores e que e que pode solucionar todos os problemas da humanidade
23-12-07 @ 05:10
Comentário de: rodrigo [Visitante]
****-
Se eu alugo um filme, e resolvo fazer uma cópia só p/ mim, sem intúito de venda, é crime?
03-03-08 @ 22:45
Comentário de: manuel [Visitante] Email
*****
Amigo veja o caso.

Se eu tenho uma pagina na internet hospedada num servidor americano e dentro dessa pagina eu disponibilizo conteúdo como filmes, jogos, programas com links achados na internet.

eu mesmo assim estaria cometendo um crime aqui no brasil?
23-03-08 @ 01:20
Comentário de: Glaydson Lima [Membro] Email
@Manuel

Eu entendo que, se você hospedar conteúdo, você estaria violando direitos autorais indepedente onde esteja hospedado o conteúdo.
Em relação à links, na maioria das vezes não haveria conduta que violasse direitos.
24-03-08 @ 05:22
Comentário de: eliete (visitante) [Visitante]
*****
Parabésn, estou fazendo uma pesquisa para debate sobre o assunto na escola e seu material está muito bom, vamos usar no debate...
13-05-08 @ 16:15
Comentário de: MARCOS [Visitante]
*****
Parabéns pelo blog,em relação do assunto pirataria da até nojo em comentar,sou a favor de cópias legais e até as que o governo acha ilegais.Acho que esse artigo 184 deveria ser sobreposto por um outro que com nome tipo: (cidadadania,educação,dignidade),sim pois as pessoas que operam as margens dessa tal lei ou seja trabalhadores desempregados,camelôs e até mesmo deficiêntes físicos,ja perderam tudo aquilo citado acima.Acho uma covardia pois 90% dos filmes pirateados no brasil são de fora do pais,ou seja adquirindo o original o governo lucra com imposto e com tais impostos naõ cria nada em benefício desse povo que pratica o tal artigo 184,fácil demais querer combater esse tipo de comércio sem abrir mão dos impostos de importação.Acho justo a criação dessa lei, mas pergunto e a lei que garante: dignidade,igualdade e respeito social???? - Ainda não criaram né?? - Mas por que? - Por falta de vergonha na cara só pode, afinal não irá beneficiar os governantes quem liga pra isso??? - LEMBRAMOS QUE : ao adquirir um computador novo ele ja vem com gravador de cd/dvd não é verdade? -Então até ai tudo o governo nao liga afinal ele ja tirou a fatia dele em impostos e tem mais quando adquirimos um cd ou dvd virgem em qualquer loja,ele tbm nao liga não pois os impostos estão entrando,isso sem falar que tbm seria crime pois a maioria das lojas que comercializam tais periféricos importam do paraguai ou seja contrabando,notas falsas e etc... Mas os nossos governantes nem querem saber de nada.Se querem acabar de fato com a pirataria fonográfica nesse país,então que começem interrompendo as fontes de reprodução (gravadores e midias) e tbm esqueçam os impostos sobre os dvds e cds originais. Fico triste com tudo isso,classifico esse assunto como se fosse os das drogas,pois o alcool e o cigarro matam da mesma forma e são liberados pelo governo por causa dos malditos impostos.Hoje podemos comprar drogar legalizadas a qualquer hora do dia ou da noite,basta irmos a uma farmácia e pronto,afinal o nome farmacia se torna fictísio ao de DROGARIA,lugar onde se vende drogas.
Voltando lá atrás sobre a tal lei 184, mas que com tantos impostos arrecados criem novos empregos ou cursos profissionalizantes para esse povo sofrido que ficam ai pelas ruas fugindo da policia para tentar levar o seu pão de cada dia pra casa.É triste pessoal ver um monte de leis que só beneficia os mais fortes e deixam a deriva os mais fracos.Dizem que o nosso brasil é o país do murici,cada um por si.Acho que se esse povo sofrido (camelôs) podessem escolher em ter um trabalho dígno e formal com férias décimo terceiro e tudo mais,não estariam ai pelas ruas se arriscando tanto por nada,colocando as sua cabeças em riscos.Acho que os governantes e autoridades deveriam serem mais flexíveis nesse assunto,afinal nao esta sendo assim com as drogas,tipo notificando os usuarios sem prisão e agindo mais severamente com os traficantes de colarinho branco??
E olha que cds e dvds piratas não deixa ninguem doidão a ponto de cometer crimes odiondos. Desde já deixo um abraço a todos e desculpem me por esse desabafo!!!














01-06-08 @ 12:30
Comentário de: Marcelo [Visitante]
*****
Achei muito bom o assunto ! Mas tipo tem aqui no mesmo quadra uma loja de videogames que usa as midias originais. tah ate ai td bm. Mas eles fazem copia dessas midias e vendem. Eu qro denunciar eles ( pq sempre de noite ficam abertos e incomodam ) mas como faço para denunciar !?? me deem uma luz ! Vlw
09-10-08 @ 11:03
Comentário de: thiago [Visitante]
*----
sabemos que nesse pais as leias so fucioma pr quem mesno poder executivo sabenos quem ja vende por ter mesno estudo e o desemprego que assola a todos.mais o individu fica com passagem pelo mesno poucas pessas nao tem um outra chance pr poder regemerar entao o mone dele fica sujo e aonde que ele vai fica mais revolta e nao acha mais nada fazer porque a agora que nao acha mais emprego mesno porque nao vai ter mais mone limpo frabicas nao vai querer pois sujo td. mais que pau de galinheiro. a verdade que no poder publico tem um mulher louca fica pedindo pr eu ajudar ela td hora acho que ela e louca mesno

30-01-09 @ 08:54
Comentário de: Leandro Maia [Visitante] · http://www.avantealegria.com
*****
Quando vejo cidadãos que se posicionam a respeito da pirataria como você, me dá esperança em ver um Brasil como um país socialmente desenvolvido. Todos reclamam que os políticos são ladrões, porém não enxergam a própria vida ilegal que têm. Isso é a evidência da hipocrisia entre os cidadãos brasileiros dito "honestos" e "trabalhadores". Parabéns pelo seu posicionamento.

Bênçãos!
- Leandro.
02-02-09 @ 10:23
Comentário de: beth [Visitante]
conheço uma pessoa que recebe do servidor por oferecer downlonds de cds ,revistas etc... ela esta cometendo um crime? essa pessoa diz que ela tem direitos para fazer isso,mas nao mostra esses direitos.
12-03-09 @ 13:01
Comentário de: MARCOS RODRIGUES DE ARAUJO [Visitante]
*****
A minha duvida permenece , se no caso de cópias de imagens e sons de vierem do youtube sendo um site de divulgação aberta a imagem ou música for copiada inclusive para fins de comércio , heveria o crime ou por ser público haveria uma permissão tácita para a cópia e duplicação não havendo tipo penal. Não ficou claro neste particular. Tem como me responder?
10-05-09 @ 07:02
Comentário de: Marcelo Melquiades [Visitante]
*****
Boa Tarde. Gostaria de saber se existe algum enquadramento para comercialização de DVD de desenhos animados japoneses, já que os mesmos não são comercializados no Brasil, estes possuem idioma japonês e legenda português. Caso positivo, qual a penalização criminal ou cível? Obrigado.
30-05-09 @ 12:28
Comentário de: Julio Cezar [Visitante]
Acredito que no caso dos desenhos japoneses continua configurando crime , uma vez que se está copiando algo que foi feito por profissionais ( e que provavelmente querem receber por esse trabalho) e disponibilizando para copia em servidores de hospedagem , por se tratar do mesmo tipo de crime creio que a pena seja a mesma. Estou errado ??
10-07-09 @ 12:54
Comentário de: djow [Visitante]
*----
olha eu gostaria de saber sobre pirataria de softwares..pois é crime...e sua caracteristicas.obrigado...
18-09-09 @ 07:30
Comentário de: Allan Dias Velasque [Visitante] · http://www.engajadosporcristo.blogspot.com
*****
Olá Gladyson Lima, se eu baixar um e-book da internet eu estou cometendo um crime? Mesmo que eu tenha o intuito de comprá-lo, caso eu goste?

Saudações, obrigado.
23-09-09 @ 07:15
Comentário de: FABIO [Visitante]
**---
PIRATARIA PRA MIM É UM PAI DE FAMILIA NÃO TER O QUE COMER COM SEUS FILHOS E PASSAR MUITA FOME,ACORDA DE MANHA E NÃO TER O QUE DAR AOS SEUS FILHOS.
CONHEÇO MUITOS PAIS DE FAMILIA SEM EMPREGO E VENDE DVD,CD PIRATA E NÃO SOU CONTRA NEM UM POUCO. ISSO É JOGADA DE POLITICOS, PORQUE A PIRATARIA NÃO TEM IMPOSTOS PARA ELES. DEVERIA OLHAR ERA PARA A CORRUPÇÃO DOS POLITICOS QUE RIR DA CARA DO POVO E NÃO APENAS PARA PEQUENAS COISAS COMO CD,DVD PIRATA.
QUER REALMENTE ACABAR COM A PIRATARIA?: PEGUE TODOS OS VENDEDORES DE DVD,CD PIRATA E EMPREGUE TODOS ELES.
CRIMINOSO PRA MIM É QUEM MATA,FURTA COMO POLITICOS E AINDA NÃO É LADRÃO É "corrupto". JÁ OS VENDEDORES PAI DE FAMILIA, SÃO QUADRILHAS.
BASTA SER RICO PRA SER BOMSINHO. ISSO É BRASIL MINHA GENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!?
23-09-09 @ 11:57
Comentário de: FABIO [Visitante]
**---
EU REFIRO A POLITICOS QUE JA ROUBARAM!!!!
23-09-09 @ 12:01
Comentário de: Anônimo [Visitante]
*****
Pera aí, deixa eu ver se entendi:

"E baixar softwares e filmes piratas via rede? Para softwares não haveria crime, contudo, o detentor dos direitos autorais poderia abrir uma ação civil requerendo indenização pelos prejuízos. Já os filmes e músicas, caberia, ao caso, diretamente o crime de "Violação de Direito Autoral"."

Quer dizer que por exemplo, baixar um jogo completo disponibilizado na internet não é crime? É claro que o espírito da lei é que isso não é legal, afinal eu não estaria pagando nada por um jogo que custa R$ 200,00, mas isso seria uma brecha na lei?

Em que sentido e baseado em que você quer dizer que não constitui crime?
19-02-10 @ 11:56
Comentário de: Glaydson Lima [Membro] Email
Anônimo,

O ilícito divide-se em: ilícito civil e ilícito penal (crime). Algo pode ser ilícito e não ser crime. Era isso que defendia, contudo, já mudei meu posicionamento para entender que download de jogos, mesmo sem lucro é crime.
19-02-10 @ 12:31
Comentário de: Anônimo [Visitante]
*****
Obrigado pela resposta rápida.

Como programador eu fico imaginando como eu me sentiria se, depois de todo o tempo e dedicação que eu empregasse em um projeto, ele fosse pego por alguém e disponibilizados pra um monte de gente sem a minha autorização.

Baixar programas e jogos na internet fere a minha consciência, mas num país que até o presidente vê DVDs piratas, isso é muito fácil, acessível e aceito pela maioria das pessoas. Eu acho uma hipocrisia quem critica outros que fazem isso abertamente, sendo que eles mesmos sem dúvida tem algum produto pirata.

Como já foi dito em outro comentário, é um círculo vicioso, e nesse país, é quase impossível de não praticar por vontade própria.

Não estou de jeito nenhum tentando justificar a pirataria. Só lamento a situação que nos encontramos, em que fazer o que sabemos que é certo nesse caso é muito difícil, e dum ponto de vista totalmente prático, sem benefícios nenhum.
20-02-10 @ 06:27
Comentário de: best electronic gadgets [Visitante] · http://electronicgadgetsblog.blogspot.com/
Hi, possibly i’m being a bit off topic here, but I was browsing your site and it looks impressive. I’m building a blog and trying to make it look clean, but everytime I touch it I mess something up. Did you design the blog yourself? Could someone with little experience do it, and add updates without messing it up? Anyways, good information on here, very informative.
30-03-10 @ 19:53
Comentário de: José Conrado de Almeida [Visitante]
*****
Parabéns pela exposição, Sou estudante de Direito e um dos meus objetivos é conhecer a fundo os crimes de menor potencial ofensivo.
Este trabalho é bastante esclcarecedor
26-09-10 @ 05:46
Comentário de: mya [Visitante]
***--
concordo plenamente com vcs.
18-10-10 @ 04:34
Comentário de: joaby [Visitante] Email
**---
muito bom,
quero saber se e crime ter uma copia beckup
de cds,dvds e blu-rays.
31-10-10 @ 20:09
Comentário de: Tobias [Visitante]
**---
Leiam estes dois sites também:

http://piratariaedireitosautorais.blogspot.com/
http://glaucocortez.com/2008/11/20/copia-ou-download-de-obra-artistica-sem-o-intuito-de-lucro-nao-e-crime-e-nem-contravencao-penal-no-brasil/#respond
01-12-10 @ 05:25
Comentário de: Tobias [Visitante]
**---
E os direitos constitucionais do citadão (Lei Maior)?
http://www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/direitoetecnologia/63-ebooks.html
01-12-10 @ 05:54
Comentário de: Jales [Visitante]
Tenho duas dúvidas quanto a "pirataria":
1- Quem é o ofendido no crime previsto no artigo 184 do Código Penal? Só ele então que poderia denunciar que sua obra, música, filme, show, etc (estaria sendo comercializada por outro) e estaria tendo "prejuízo" por isto?

2- Pirataria só se caracteriza quando o produto copiado é encontrado para venda?

Aguardo pois preciso destas informações.
13-12-10 @ 09:59
Comentário de: Clarice Expondo [Visitante] · http://www.apcm.org.br
****-
Digite no Google “filmes antigos” e tem 83 sites vendendo copia de filmes – alegando que são raros ou fora de catalogo, mas a legislação brasileira não pemite nem a venda de DVds Raros ou fora de catalogo. O dia que permitir eu fecho minha loja e vou vender copias tambem.
É infração do codigo penal artigo 183 e 184

Deixe seu comentário sobre Comprar filmes piratas é crime no Brasil
25-12-10 @ 11:34
Comentário de: JULIO CÉSAR [Visitante]
***--
CONCORDO COM A POSTAGEM DO FÁBIO
15-02-11 @ 17:47
Comentário de: Guzzon [Visitante]
*****
Boa tarde Glaydson Lima

Vc cita nos comentários que mudou sua opinião a respeito do download de jogos para uso pessoal, considerando que eles se enquandram como pirataria.

Não consegui acessar a página indicada no seu update (limitação de acesso) e gostaria que você expusesse aqui os seus argumentos a respeito deste ponto espefico.

No mais achei seu artigo muito completo e embasado.
17-03-11 @ 05:17
Comentário de: Allen Pietrzyk [Visitante] · http://jezyna.pisz.pl
Thanks for shaking things up. Cant wait to examine them all!
15-04-11 @ 00:33
Comentário de: diana [Visitante] Email
bon dia eu tenho uma duvida gostaria de saber se eu fizer projeçao de clips, shows , filmes,baixado na itenernete fazer sua projeçao em um videoprojetor em um estabelecimento comercial tipo barzinho restaurante e crime e e tambem se eu preciso de uma lincença pra esses fins
26-06-11 @ 09:29
Comentário de: Alexandre [Visitante]
marcelo povo sofrido camelô vendendo filmes Piratas ?
Como assim o ilegal virou legal ?
E Eu quue pago uma fortuna por um filme original trabalho de 2 a 2 feira alugando meus filmes , pago contador, impostos, aluguel, luz,funcionario e que trabalho em me´dia de 14 horas por dia sem 1 folga na semana
Acho que as coisas estão se invertendo Povo Ignorante veja a fundo as coisas e não superficialmente o coitadinho do camelô esse cara ta ganhando nada que ganha são os mesmos que financiam armas , drogas e tudo que seja ilicito por trás do coitadinho do camelô.Meu Ramo ja movimentou cerca de 700.000.00 Pessoas ou seja familias hoje estão empregando cerca de 100.000.00 trabalhadores guerreiros matando um leão por dia por causa de imbecis que por diversão querem quebrar códigos do Ps3. Blu Ray, Filmes na Internet vão arrumar o que fazer e para de prejudicar o próximo
27-07-11 @ 22:04
Comentário de: Wholesaler Galvanni [Visitante] · http://dfgskjfer44fewfeffsesreregfg.com
Hi, Neat postThere is a problem and your site in web explorer, could test this IE nonetheless would be the marketplace chief plus a large portion of individuals will miss your great writing for this reason problem.
27-08-11 @ 00:07
Comentário de: Emerson Pereira [Visitante] Email · http://www.filmesdificeis.com.br
*****
Excelente o artigo.
Tenho certeza que devemos chegar a um meio termo na questão do julgamento da Pirataria.
Vi comentarios acima achando que cópia de filmes estão ligadas ao crime organizado, e o bom senso diz que não. Não se pode generalizar.
Também vi outros comentário no outro extemo, ou seja, achando que o governo cobra muitos impostos e os políticos roubam dinheiro públco e por isso pirataria não devia ser crime. Também não concordo, pois as Leis são necessarias para a Ordem Nacional.
No meu entendimento, pela experiencia como amante e colecionador de filmes raros, a solução é uma pequena alteração na Lei 9610/98 seguindo a convenção de Berna já seguida em outros paises ou seja o Prazo para o filme entrar em Dominio mudaria de 70(setenta) anos para 50 (cinquenta) anos
Hoje no meu site (ou sítio) www.filmesdificeis.com.br sigo a legislação atual, e vendo copias de filmes anteriores a 1940 porem muitos me pedem filmes dos anos 40 e 50 e não posso vender pois quero seguir a Lei 9610/98 e não quero sofrer um processo baseado no artigo 184 do codigo penal brasileiro.
Uma comissão de pessoas sérias como o Gladysson que abriu o debate e tem a ampla visão da opinião da população se faz necessaria. Existem soluções diversas como obrigar os vendedores de copias de dominio se cadastrame como Micoempreendedores Individuais e assim arrecadar os tais impostos que o Governo não quer perder
O problema é que o povo só se reune para festas, e movimentos improfícuos quando é para uma questão seria nem os proprios interessados se fazem presentes.
Vamos em frente!

27-08-11 @ 03:24
Comentário de: Alessandro [Visitante] · http://maodigital.blogspot.com
Acho engraçado o estado chegar e falar que sou um traficante, que sou um usuario de droga porque vendo dvd pirata, zeze di camargo disse bem claro a um tempo atras que que vende dvd pirata e traficante, mas sabe o que eu acho, acho que um cara desse so pensa em sim mesmo, não sabe nada alem de falar besteira na tv, NUNCA usei SUS, nunca usei bolsa de universidade, nunca utilizei algum beneficio do estado, ate porque nem quero, o estado me broxa.
mas vou ser claro, estudo muito, nao uso drogas alias nem tenho vícios nenhum mesmo, nao quero filhos pois nao quero que ele cresça e uma sociedade que fecha os olhos aos pobres.
queria ver o estado processa o oftamologista que me diagnoticou errado e sou praticamente cego de um olho ( oftamologista particula, pago com plano de saude), esse que fez esse tipo de serviço que pode ser considerado crime o estado nao quer saber nao, pois nao e o olho de um filho de juiz ou do delegado que nao esta nem ai, sou sim um cara que vende dvd pirata, e vou vender ate conseguir terminar pagar meu estudo.
O ESTADO ME BROXA.
26-09-11 @ 18:55
Comentário de: Marcio [Visitante]
*****
Olá gostei muito do conteúdo, mas me esclareça uma coisa na opinião de vocês:
tenho uma lan house se um cliente me pede p/ baixar um filme/ musica eu cobro a gravação(seviço) e a mídia, não cobro pelo conteúdo, estou cometendo crime?
Posso disponibilizar uma pequena videoteca(pessoal) p/ acesso gratuito,pagando apenas uso da lan? obrigado.
21-10-11 @ 11:02
Comentário de: Mateus [Visitante]
****-
Estou com uma duvida!! Por exemplo por falta de oportunidades financeiras não posso optar por uma compra do programa, video, filme, etc... Ao adquirir qualquer um dos exmplos citados que não seja comprado e sim baixados mas sem fins lucrativos e com a determinação de compra do produto futuramente é crime ?

Ou ainda obtive um produto por exmplo dvd se o mesmo for copiado por segurança ou para emprestimos sem fins lucrativos tambem é crime?
16-11-11 @ 16:05
Comentário de: isabel [Visitante]
*****
Claro
23-12-11 @ 14:17

Deixe seu comentário


Seu endereço de e-mail năo será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
PobreExcelente
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail năo será exibido.))